Barcelos volta a apresentar 7 Prazeres da Gastronomia

0
75

A Unidade de Turismo e Artesanato do Município de Barcelos está a desenvolver trabalhos de investigação tendentes à elaboração da carta gastronómica do Concelho.

A iniciativa nasce do programa “7 Prazeres da Gastronomia” e tem como intuito avaliar o vasto receituário tradicional do Concelho em face da diversidade e riqueza gastronómica, incluindo a doçaria tradicional, e da sua posição relevante no contexto da região minhota.

Este conjunto de trabalhos visam registar e validar as receitas tradicionais que englobam o programa “7 Prazeres da Gastronomia”, recuperar algumas receitas com pouca expressão mas que outrora tiveram uma preponderância relevante, bem como, descobrir o receituário pouco conhecido e que esteja fora do contexto gastronómico atual.

Este estudo contempla uma parte de investigação e de conhecimento do terreno, no sentido de, junto das populações e dos agentes da restauração, colher o máximo de informação que permita estabilizar o cardápio gastronómico de Barcelos.

Para o Vereador do pelouro do Turismo e Artesanato, José Beleza, esta iniciativa tem como objetivo “promover os produtos de excelência da gastronomia de Barcelos, envolvendo, além da Câmara Municipal, os restaurantes, a hotelaria, os produtos vinícolas, o artesanato e tudo o que mexe com a economia do concelho”. Além disso, estes fins de semana, segundo o vereador, pretendem “combater a sazonalidade”, nas épocas baixas do turismo do concelho.

O programa “7 Prazeres da Gastronomia” engloba, para além da Lampreia, a Semana Gastronómica do Galo (8 a 17 de março), o Fim de Semana do Bacalhau (14 a 16 de junho), o Fim de Semana dos Petiscos (6 e 7 de julho), o Concurso Galo Assado (11 a 13 de outubro), o Fim de Semana do Pica no Chão (9 e 10 de novembro) e ainda o concurso de pastelaria, Barcelos Doce (30 de novembro e 1 de dezembro).