Venezuela | Queda de Nicolás Maduro pode estar eminente

0
9

A queda do regime de Nicolás Maduro na Venezuela pode estar eminente. No sábado passado demitiu-se o primeiro militar, o General da força aérea, Francisco Yanez demitiu-se e afirmou publicamente prestar o seu apoio a Juan Guaidó, por que segundo disse “o povo está farto de sofrer, está na hora de chegar a democracia”.

Sempre se disse que o que fazia a solidez do regime era o apoio da instituição militar, agora as coisas parecem estar a mudar com a demissão deste prestigiado General da Força Aérea, que pode provocar o arrastamento de outros figuras do exército. Para já e segundo o mesmo general, tanto a polícia como a Guarda Nacional, não carregam sobre os manifestantes da oposição. Nas suas palavras, o General Francisco Yanez garante que 90 por cento da instituição familiar está com Juan Guaidó e que o regime está a cair realmente.

Segundo o próprio, Nicolás Maduro o que pretende neste momento é apenas ganhar tempo porque está a preparar a sua fuga do país, não tendo neste momento qualquer país que lhe garanta asilo político na América do Sul.

Recorde-se que a Venezuela está a viver uma situação dramática, de fome e toda a espécie de carências que levou o Presidente da Assembleia, Juan Gauidó a autoproclamar-se presidente como forma de afastar Nicolás Maduro do poder e assim dar inicio a um novo regime. Já foi reconhecido por mais de 40 paises incluindo os Eatdos Unidos o Canadá e a União Europeia