RENCONTRES LUSOPHONES NO 6° BAIRRO DE LYON

0
17

Na biblioteca do sexto bairro de Lyon, teve lugar um encontro cultural sobre a Lusofonia, organizado por Neuza Veloso, com o apoio da responsável daquela instituição, Anne-Hélène Guinabard. O evento reuniu testemunhos sobre vários temas como a imigração, a literatura, a história e a canção aqui representada pelo fado de Lisboa.

Neuza Veloso reuniu Cristina, Jorge, Anne-Helena, Brigite, Mireille, Manu e Enelcci para falar dos Lusíadas e da Epopeia portuguesa que foram os Descobrimentos marítimos. O público era sobretudo francês, que descobriu assim várias facetas da cultura e da história portuguesa.

Este foi o primeiro de uma série de três encontros já agendados, um para o dia 7 de fevereiro e outro para 4 de abril de 2019, onde, de novo, das 19h00 às 21h00, serão apresentados vários testemunhos sobre a cultura lusófona nos quatro cantos do mundo e sobre os povos que hoje vivem esta cultura, na vertente da língua, dos costumes e das tradições.

“A responsável da biblioteca a quem eu apresentei este meu projeto, aderiu de imediato à ideia e tudo foi posto em obra para que se concretizasse” disse Neuza Veloso ao LusoJornal. “O público muito atento e visivelmente contente, felicitou-nos no final pela escolha dos temas, e foi num ambiente de descoberta para muitos que tudo isto se passou”.

“A escolha do título ‘Rencontres Lusophones’ despertou muita curiosidade no público francês, o que se verificou na sua presença. Esperamos que nas duas próximas datas tenhamos o mesmo sucesso, pois de novo falaremos, não só de Portugal, mas vamos viajar em países do mudo da lusofonia” concluiu Neuza Veloso ao Lusojornal.