Acesso Rápido

O maior site de viagens do mundo distinguiu a Ponte Fortificada de Ucanha

A Ponte Fortificada de Ucanha acaba de ser distinguida, pelo segundo ano consecutivo, com o Certificado de Excelência do ‘TripAdvisor’, baseada nas avaliações excelentes dos visitantes, informa a autarquia de Lamego.

A distinção dada à Ponte Fortificada de Ucanha, um dos monumentos que integram a rede de monumentos Vale do Varosa, “vem mais uma vez dar força ao projeto que aposta desde o seu início no desenvolvimento sustentável de um turismo cultural de qualidade”, destaca a nota divulgada pelo município de Lamego.
O Certificado de Excelência leva em conta a qualidade, a quantidade e a atualidade das avaliações enviadas pelos viajantes do ‘TripAdvisor’, num período de 12 meses.
Para o receber, os estabelecimentos e monumentos devem manter uma pontuação geral mínima de quatro pontos num total de cinco.
O ‘TripAdvisor’ é o maior site de viagens do mundo, com mais de 600 milhões de avaliações e opiniões sobre espaços procurados por viajantes de todo o mundo.

Momumento com mais de cinco séculos

A Ponte Fortificada de Ucanha, é a mais conhecida passagem do rio Varosa e terá sido edificada durante os séculos XIV-XV, substituindo uma outra, de construção romana.
A torre que lhe está adossada foi construída em 1465 por iniciativa do abade do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, D. Fernando, marcando a entrada no couto monástico e servindo como depósito do pagamento da portagem que os viandantes aqui entregavam para a transporem.
Por ordem deste abade foi erigido em 1472 um hospital nas proximidades da ponte, para auxílio dos pobres e viajantes, possivelmente no local onde hoje se mantém uma porta de cariz medieval.
Ali passava a estrada, já desde a época romana, que de Lamego se dirigia para o interior, passando por Moimenta da Beira e Trancoso, podendo-se ainda hoje observar alguns troços de calçada bem conservados.
Inevitavelmente, também aqui parte um caminho em direção ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.
A Ponte Fortificada de Ucanha integra o projeto Vale do Varosa desde abril de 2014.

/ MP

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More