Acesso Rápido

A grande viagem do NRP Sagres começa dia 27 de abril

Herdeiro dos valores da lendária Escola de Sagres, da visão do Infante D. Henrique e ostentando nas velas a Cruz de Cristo, a aura de prestígio que envolve o NRP Sagres é o resultado do saber e da dedicação dos seus hábeis marinheiros, que com perseverança e denodo o elevaram a Símbolo de Portugal de reputado prestígio. O navio-escola da Marinha Portuguesa inicia dia 27 de abril uma viagem que terminará a 9 de setembro em lisboa.

Segundo informação da Marinha Portuguesa, o NRP Sagres irá largar de Lisboa a 27 de abril com destino à costa leste dos Estados Unidos fazendo escala no porto do Funchal entre 1 e 3 de maio.

Entre 24 e 28 de maio estará no porto de Philadelphia onde irá participar no Tallships Festival 2018 na companhia de outros veleiros convidados.

Dia de portugal, de Camões e das Comunidades com Marcelo Rebelo de Sousa nos EUA

De seguida, a Sagres irá participar num conjunto de atividades integradas no “Mês de Portugal”, escalando os portos de Newark, Nova Iorque, Newport e Boston, onde irá receber, entre outras entidades, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, nos eventos relativos à comemoração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e ao Dia de Defesa Nacional.

Ainda por ocasião do “Mês de Portugal” a Sagres irá visitar o porto de Halifax no Canadá, rumando de seguida para sul com destino à cidade de Miami onde irá, em 2 de julho, receber os cadetes do 2º ano da Escola Naval, do curso Capitão-tenente Raúl Alexandre Cascais. Já em viagem de instrução, a Sagres fará escala em Cartagena das Índias (Colômbia) e Curacao (Antilhas Holandesas) juntando-se aos eventos do Velas Latino-America 2018, onde entre outros acontecimentos, se comemoram os 200 anos da Marinha do Chile e os 50 anos do navio-escola Gloria da Armada da Colômbia. A 26 de julho, o navio irá iniciar a travessia atlântica de regresso a águas nacionais, estando previsto atracar na ilha Terceira (Praia da Vitória) a 18 de agosto, onde irá desembarcar os cadetes do 2º ano e embarcar os cadetes do 1º ano do curso Capitão-de-mar-e-guerra Monteiro de Barros.

Depois de escalar Ponta Delgada a Sagres irá ainda participar nas comemorações do dia da cidade de Faro antes de regressar a Lisboa, onde está previsto atracar em 9 de setembro. A par da instrução dos cadetes da EN, o navio-escola Sagres leva um pouco de Portugal aos portugueses da diáspora, contribuindo para o estreitar dos laços entre as comunidades e as suas origens. Além dos milhares de visitantes que recebe a bordo, nos portos de escala o NRP Sagres cumpre um vasto programa de divulgação e de representação, albergando igualmente diversos eventos promovidos pelos parceiros da Marinha que se associam às viagens do símbolo de Portugal.

A grande viagem:

LISBOA (PORTUGAL) 27/ABR/18 ​

01/MAI/18 FUNCHAL (PORTUGAL) 03/MAI18

24/MAI/18 PHILADELPHIA (EUA) 28/MAI/18

30/MAI/18 NEWARK (EUA)03/JUN/18

04/JUN/18 NEWPORT (EUA) 07/JUN/18

09/JUN/18 BOSTON (EUA) 14/JUN/18

17/JUN/18 HALIFAX (CANADA) 20/JUN/18

01/JUL/18 MIAMI (FORT LAUDERDALE) (EUA)​​ 05​/JUL/18 ​

15/JUL/18 WILLEMSTAD (CURACAO)  18/JUL/18

21/JUL/18 CARTAGENA DAS INDIAS (COLÔMBIA) ​

18/AGO/18 PRAIA DA VITÓRIA (PORTUGAL) 21/AGO/18

24/AGO/18 PONTA DELGADA (PORTUGAL) 27/AGO/18

05/SET/18 FARO (PORTUGAL) 08/SET/18​

09/SET/17 LISBOA (PORTUGAL)

/ Mundo Português