Acesso Rápido

Venezuelano Ronaldo Schemidt vence prémio World Press Photo of the Year

O fotógrafo venezuelano Ronaldo Schemidt venceu o prémio de Foto do Ano da World Press Photo com a imagem de um homem a arder, durante confrontos com a polícia em Caracas, intitulada “Crise da Venezuela”.

O homem na fotografia, José Víctor Salazar Balza, de 28 anos, foi incendiado pelo depósito de uma motorizada que explodiu durante violentos confrontos com a polícia antimotim durante uma manifestação contra o Presidente, Nicolás Maduro, na capital, e sobreviveu ao incidente com queimaduras de primeiro e segundo graus, indicou a World Press Photo em comunicado.

A imagem captada em maio do ano passado por Schemidt, fotojornalista nascido em 1971, que trabalha para a agência de notícias francesa AFP no México, venceu também o primeiro prémio na categoria ‘Spot News Single’.

Na cerimónia de anúncio dos prémios da 61.ª edição do concurso anual World Press Photo, realizada na quinta-feira à noite em Amesterdão, a presidente do júri, Maddalena Herrera, diretora de fotografia da Geo France, descreveu a imagem vencedora como “uma foto clássica, mas que tem uma energia e dinâmica instantâneas”.

“As cores, o movimento – e está muito bem composta, tem força. Provocou em mim uma emoção instantânea”, afirmou.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More