Acesso Rápido

Queijo Serra da Estrela e outros produtos serranos voltaram a estar em destaque nos Estados Unidos

O Centro Cultural ‘Os Serranos’ realiza todos os anos o Festival do Queijo da Serra da Estrela. A edição deste ano, a 33ª, durou praticamente o mês de Março inteiro e percorreu várias cidades que acolheram as mostras e provas dos queijos Serra da Estrela oriundos dos melhores produtores da região serrana e ainda provas de vinhos, presuntos, compotas, mel e outros produtos serranos.
Nenhum pormenor foi deixado ao acaso e a música, animação e folclore também fizeram parte daquela que é já uma tradição nos Estados Unidos.

Assim, o Festival do queijo serra da Estrela aconteceu este ano em Elisabeth, no Portuguese Instructive Social Club, em Danbury, no Portuguese Cultural Center, em Yonkers, no Portugueses American Community Center, em Newark, no Sport Club Português, em Filadelfia, no Philadelphia Portuguese Club e, por último, numa iniciativa inédita, em Farmingville, no Rio Douro Bistro bar & restaurant.

Alexandrino Costa, presidente do Centro Cultural ‘Os Serranos’ e natural de Gouveia, cidade no sopé da Serra da Estrela, referiu que “depois das tragédias do ano passado, estava á espera de uma ano menos bom para os Queijos da Serra da Estrela, mas os queijos têm muita qualidade, fui eu próprio que estive em Portugal a escolhe-los e é com tristeza que reparo que já tive que recusar queijos para trazer para os EUA, já começaram a inventar”, referiu o responsável alertando para algumas más práticas que vão surgindo na produção deste emblemático produto DOP.

Para o presidente d’Os Serranos, ainda “vai demorar algum tempo para restaurarmos a qualidade que tínhamos antes, apesar de ainda se conseguir encontrar bons queijos nas queijarias artesanais. Atualmente há cada vez mais pessoas a produzir queijo, arriscava dizer que em Celorico da Beira, que não foi afetado pelos incêndios, foi onde este ano encontrei os melhores queijos”, referiu Alexandrino Costa aludindo ao projeto desenvolvido pelo município onde “foi estabelecido um protocolo com a Câmara Municipal que se encarrega de adquirir os queijos e o requeijão que os pastores não conseguirem vender. Conseguiram assim garantir um preço para todo o ano, estabeleceram várias parcerias no Porto e em Lisboa e estão a certificar o queijo de qualidade na zona de Celorico da Beira”, referiu o presidente do Centro Cultural.

Carlos Santos, vice-presidente do Centro Cultural Os Serranos, referiu também que “para além do queijo trouxemos outros produtos da Serra da Estrela para ajudar os artesãos da região. Veio um contentor de queijo da Serra da Estrela com, segundo dizem, o melhor queijo do ano. E outro contentor com outros produtos, tudo da Serra da Estrela”, referiu o vice-presidente.
O Festival do Queijo Serra da Estrela deixou de ser uma referência apenas da co­munidade portuguesa, é cada vez mais po­pular e há cada vez mais pessoas de todas as nacionalidades que aproveitam a ocasião para degustar e ficar a conhecer os produtos regionais portugueses.

Estão assim de parabéns a direção de ‘Os Serranos’ nas pessoas de Luís Pires, Luís Gaspar, Carlos Andrade, Joaquim Panarra, Carlos Silva, José Mário Gomes, Alexandrino Costa, Carlos Santos, Gabriel Rodrigues, António Santos, Luís Martins, Guilherme Pinto e Luís Coragem.

Mas, para além do Festival que terminou, o Centro Cultural ‘Os Serranos’ está também a levar a cabo uma campanha de angariação de fundos para benefício dos pastores afetados pelos incêndios do ano passado que vai culminar no dia 21 de abril com uma grande festa de solidariedade no Sport Club Português, em Newark.

Em Maio, uma delegação da confraria do Queijo da Serra vai distribuir pessoalmente várias cabeças de gado pelos pastores em Portugal.

O Centro Cultural “Os Serranos” é uma associação cultural e recreativa que visa pro­mover e divulgar a cultura, as potencialida­des e as tradições da Serra da Estrela nos EUA. Foi agraciado como membro honorário da ordem de mérito pelo Presidente da Repú­blica no dia 10 de Junho de 2015.

A sede e museu do Centro Cultural ‘Os Serranos’ foi inaugurada no ano passado e fica no 126 Gotthardt St.Newark, NJ 07105.

/ Mundo Português