Acesso Rápido

Suíça acolhe três diálogos com a comunidade portuguesa

A quarta edição da iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, “Diálogos com as Comunidades”, realiza-se na Suíça, com três sessões: em Renens (Lausanne), Berna e Zurique.

“O programa foi preparado tendo por base uma identificação das dificuldades que mais afetam os portugueses naquele país: os assuntos fiscais, a segurança social e o trabalho, o ensino da língua portuguesa, o associativismo e a participação cívica e política”, pode ler-se em comunicado daquela Secretaria de Estado.

Estarão presentes em representação do Governo o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.

As sessões contarão ainda com a participação do presidente do Camões I.P., Luís Faro Ramos, do Diretor-Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Júlio Vilela, além de um representante do Gabinete da Secretária de Estado da Segurança Social.

Segundo o comunicado, “esta iniciativa tem com objetivo cultivar um diálogo mais estruturado e
sistemático com os portugueses no mundo e dar expressão concreta, nas políticas públicas, às suas necessidades”.

As edições anteriores dos Diálogos com as Comunidades tiveram lugar na Bélgica, no Reino Unido (Londres e Manchester) e no Luxemburgo.

À margem do programa, terão lugar encontros com representantes de autoridades governamentais suíças e com representantes sindicais.

PROGRAMA

15 de fevereiro, quinta-feira
19H00 – “Diálogo com as Comunidades” em Renens (Lausanne)
Local: Paróquia Católica de Renens (morada: Avenue Eglise Catholique 2, 1020 Renens).

16 de fevereiro, sexta-feira
10H15 – Encontro do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com o Vice-Presidente do Conselho de Estado de Friburgo, Jean-Pierre Siggen
17H00 – Encontro do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com a presidente do Sindicato UNIA, Vania Alleva, e com a responsável daquele sindicato para a área da migração e pelos filiados portugueses, Marília Mendes
18H00 – “Diálogo com as Comunidades” na Embaixada de Portugal em Berna.

17 de fevereiro, sábado
10H00 – “Diálogo com as Comunidades” em Zurique
Local: Sala Multifunções da Igreja de São Félix e Regula (morada: Hardstrasse, 76, 8004 Zurique).

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More