Acesso Rápido

Praia portuguesa onde a água é sempre quente foi descoberta por brasileiros! Sabes qual é?

A revista brasileira “Viagem e Turismo” explica porque é que temos uma água do mar tão quente como a de uma banheira.

Na passada segunda-feira, 14 de Agosto, o site da revista brasileira “Viagem e Turismo” dedica-nos toda a sua atenção. Porquê? Porque a praia de São Torpes, em Sines, tem a água do mar mais quente de Portugal. A pouco mais de 160 quilómetros de Lisboa, aqui a água atinge os 30 graus.

“Enquanto o resto do país trinca de frio com águas congelantes do mar mesmo em pleno verão, aqui, na praia de São Torpes, em Sines, elas estão sempre mornas como no Nordeste. Mistério?”, escreve a publicação. Nem por isso. A justificação está na proximidade da central termoelétrica de Sines, a responsável por este fenómeno.

Continua: “O elefante branco usa as águas do Atlântico para arrefecer a usina e, quando elas voltam à praia, estão morninhas. É assim há décadas, dia e noite.” A revista escreve ainda que o visual pode não ser “tentador”, mas que as águas são limpas e transparentes. “Podem ter ondas ou estarem flat como uma lagoa.”

Mas atenção: quando a maré está cheia, não se sente tanto a água quente. Se atirar-se para a água e sentir o choque da temperatura, portanto, saiba que o melhor é esperar que a maré comece a esvaziar.

De sugestão, a “Viagem e Turismo” aconselha uma visita ao restaurante Trinca Espinhas, onde nunca falta peixe fresco.