Papa: Principais percursos para Fátima sinalizados com 300 placas informativas

0
13

Os principais percursos até ao Santuário de Fátima vão ser sinalizados com 300 placas informativas no âmbito de uma campanha nacional que visa consciencializar os peregrinos e os condutores dos perigos inerentes à jornada.

As 300 placas de sinalização vertical da campanha “Peregrinos em Segurança” têm conselhos práticos para uma peregrinação segura e um `QR Code´ (código de barras dimensional) que dá acesso direto a um `website´ com informações adicionais, referiu hoje em comunicado a Câmara de Matosinhos, cidade onde será colocado o primeiro painel.

O painel inaugural da campanha vai ser colocado na próxima quinta-feira, pelas 10:30, no Largo do Padrão da Légua, em Matosinhos, numa cerimónia que contará com a presença do presidente do município, Eduardo Pinheiro, e da presidente do Centro Nacional de Cultura, Maria Calado.

“Veja e seja visto. Use material refletor” é uma das mensagens dirigidas aos peregrinos que se lê nas placas de prevenção e segurança, já aos condutores o conselho é “Circule com prudência. Peregrinos na estrada”.

A campanha “Peregrinos em Segurança” é um projeto conjunto da Associação Portuguesa para a Segurança e Prevenção Rodoviária, da GNR, da Associação de Municípios dos Caminhos de Fátima, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e do Centro Nacional de Cultura.

Este ano são esperadas centenas de milhares de peregrinos ao Santuário de Fátima, a 12 e 13 de maio, devido à visita do papa da Igreja Católica, Francisco, que vai presidir ao centenário das “aparições” na Cova da Iria.

O dispositivo especial de proteção e socorro para a visita do papa a Fátima vai envolver 668 operacionais, podendo este número ser aumentado com mais 312, caso aconteça alguma situação de exceção, divulgou a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

SYF // LIL

Lusa/Fim