Acesso Rápido

Especialistas alemães em Portugal para conhecer melhor o vinho verde

Nove ‘sommeliers’ ou escanções alemães, profissionais encarregados de conhecer os diferentes tipos de vinhos, vão estar, a partir de domingo (4 de setembro) e até quinta-feira (8 de setembro), na Região dos Vinhos Verdes para aprofundar os conhecimentos sobre aquela casta.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) anunciou que a deslocação dos especialistas alemães vai decorrer no âmbito do programa de formação “College Sommelier”, promovido em parceria com a German Association of Sommeliers.

Durante os quatro dias da iniciativa os nove alemães “vão receber formação junto de enólogos e produtores portugueses” através de “sessões teóricas e práticas sobre os Vinhos Verdes e respetivas especificidades, tipos de solo e métodos de produção, degustações e harmonizações com gastronomia internacional. (…) Posteriormente, cada um dos participantes será sujeito a avaliação final integrada no plano de formação”, explicou a CVRVV.

“Uma vez que os Vinhos Verdes representam mais de 60% dos vinhos portugueses DOC (Denominação de Origem Controlada) exportados para a Alemanha, a CVRVV decidiu reforçar o apoio à formação de profissionais alemães que procuram desenvolver conhecimentos nesta categoria de vinhos. Criamos programas específicos e articulamos localmente sessões teóricas e práticas que garantam uma formação adequada a quem nos visita”, referiu a diretora de marketing da CVRVV, Carla Cunha, citada na nota enviada à imprensa.

Depois dos especialistas alemães, um outro grupo, proveniente dos Estados Unidos e Canadá, irá estar de visita à região, entre 20 e 24 de setembro, com o mesmo propósito.

Aquele grupo “irá comprovar todo o potencial da Região dos Vinhos Verdes, ficando a conhecer uma nova geração de colheitas que têm no mercado norte-americano o principal destino de exportação”.